top of page
Fundo.png
  • Foto do escritorEcovalor

Compromisso com o Clima: Ecovalor Adquire Créditos de Carbono e Realiza a Compensação das suas Emissões

compensação de emissões
Certificado de Compensação de Emissões

De acordo com o último relatório do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases do Efeito Estufa (SEEG) do Observatório do Clima publicado em novembro de 2023, o Brasil é o sexto maior país poluidor climático do mundo. Num contexto global cada vez mais sensível e preocupado com as mudanças climáticas e suas consequências devastadoras, é imperecível que todos repensem suas ações e impactos com objetivo de reduzir os efeitos no meio ambiente.


Nos últimos dois anos, o desmatamento da Amazônia e a produção agropecuária foram responsáveis por cerca de 75% das emissões de gases relacionados com o efeito estufa no Brasil. Com isso, torna-se evidente a relação da atividade humana com os desequilíbrios ambientais e a necessidade da conscientização para revertermos a realidade do cenário atual para combater as mudanças climáticas.


Iniciativas Sustentáveis da Ecovalor: Mapeando Emissões e Promovendo Consciência

Com plena consciência da importância desse movimento, a Ecovalor reconhece que o primeiro passo para uma economia de baixo carbono é a quantificação de suas emissões. Por isso, procedeu ao mapeamento de suas atividades para a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa referente ao ano de 2022.


Além de identificar os impactos e poder repensar de forma estratégica suas atividades, a Ecovalor utiliza os resultados do Inventário de GEE para apresentar ao time de colaboradores, abrindo o debate sobre as melhores práticas e a importância de medidas para redução de emissões.


Aplicando internamente a mesma solução que oferece aos clientes, que buscam pelo Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, a Ecovalor contabilizou as emissões provenientes do deslocamento dos funcionários, viagens corporativas, gastos de energia e mais.


Abaixo, você pode conferir o resumo das emissões da Ecovalor em 2022: 


compensação de emissões
Resumo das Emissões de 2022

Ao todo, a Ecovalor emitiu 16 toneladas de CO2 equivalente (tCO2e). No escopo 1, a combustão móvel gerou 7,8 (tCO2e) e as emissões fugitivas representaram 0,4 (tCO2e). No escopo 2, o consumo de energia ao longo de 2022 representou 0,3 (tCO2e). No escopo 3, viagens e descolamentos registraram respectivamente, 5,3 (tCO2e) e 2,2 (tCO2e).

 

Compromisso Ambiental e Ações de Sustentabilidade: O Caminho da Ecovalor Rumo à Neutralidade de Carbono 

A fim de compensar as emissões, a Ecovalor adquiriu créditos de carbono de energia renovável da Enel Brasil, abatendo 15 toneladas desse total. E está no planejamento da consultoria realizar ações ao longo do ano de 2024 que também auxiliam na compensação de gases de efeito estufa. Esse compromisso demonstra a responsabilidade ambiental da empresa, e sua contribuição efetiva para mitigar o aquecimento global.


A compra de créditos de carbono de energia renovável é apenas o primeiro passo da Ecovalor em sua jornada rumo à neutralidade de carbono. Adotar práticas de mitigação, como sensibilização interna, incentivo à inovação por parte dos colaboradores, ações de conscientização com a comunidade local, plantio de árvores, preferências por reuniões virtuais, entre outras iniciativas faz com que a Ecovalor mostre seu compromisso com a sustentabilidade em todas as esferas de suas operações. Essas medidas além de reduzirem as emissões de GEE, promovem uma cultura empresarial mais consciente e responsável.


Com iniciativas como essa, a empresa espera inspirar outras organizações a tomarem medidas concretas para combater as mudanças climáticas e cocriar um mundo mais sustentável para as gerações futuras.


Junte-se a Ecovalor e faça parte dessa transformação. Juntos, podemos construir um futuro próspero para todos.


bottom of page