top of page
Fundo.png
  • Foto do escritorEcovalor

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa: Tudo que Você Precisa Saber Sobre esse Documento.

Inventário de Emissões de Gases

Com a crescente necessidade de falarmos sobre os impactos das mudanças climáticas, o tema das emissões de gases de efeito estufa está ganhando destaque. Gases, como dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e outros, são liberados principalmente por atividades humanas e relacionadas à indústria. O aumento da concentração desses gases na atmosfera resulta no aumento da temperatura média global, contribuindo para a ocorrência mais frequente de desastres ambientais. 

 

Para enfrentar o desafio e colaborar na luta contra as mudanças climáticas, empresas estão adotando estratégias proativas para reduzir ou neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa.

 

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa: O que é? 

Fruto de uma iniciativa global, é um registro sistemático e detalhado das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. Ele gera uma visão das principais fontes de emissões, proporcionando a compreensão do impacto ambiental das atividades de um setor, organização, área, evento ou produção. 

 

É um documento fundamental para entender as contribuições humanas para as mudanças climáticas, além de gerar uma base sólida para o desenvolvimento de estratégias e ações para redução de emissões. Ao coletar as fontes de maneira precisa e quantificar os gases emitidos, é possível estabelecer metas realistas para implementar práticas sustentáveis, contribuindo para os esforços de combate às mudanças climáticas. 

 

Muitas organizações incorporam os resultados do Inventário de Emissões de GEE como parte essencial nos seus Relatórios de Sustentabilidade, documento que divulga ações de responsabilidade socioambiental e traz transparência sobre impactos. 

 

Quais as vantagens do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa? 

Benefícios Financeiros: Ao mapear e quantificar suas emissões, as empresas têm a oportunidade de identificar áreas de melhoria na eficiência operacional. Essas melhorias contribuem para economias significativas nos gastos da empresa. Realizar o Inventário de Emissões de GEE também abre oportunidades no mercado de créditos de carbono.

 

Fortalecimento da Reputação no Mercado: A divulgação transparente e aberta das emissões e das ações adotadas para mitigá-las demonstra comprometimento social e ambiental, gerando reconhecimento e valorização por parte de clientes e investidores. 

 

Conformidade Legal: A elaboração do Inventário de Emissões de GEE é requisitada com frequência por protocolos e regulamentações internacionais e nacionais, sendo obrigatória em alguns estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. A conformidade com essas normativas assegura a responsabilidade ambiental da organização e evita penalidades legais. 

 

Certificações: Algumas certificações, como o Sistema B, exigem que as organizações relatem suas emissões e descrevam as medidas tomadas para reduzir seus impactos. 

 

Presença em Movimentos Globais: O uso do Inventário de Emissões de GEE capacita as organizações a engajarem-se com iniciativas globais, como SBTI, CDP e TCFD. Proporcionando visibilidade internacional e promovendo a transparência ambiental. 

 

Combate às Mudanças Climáticas: Envolvimento em esforços globais para abordar as mudanças climáticas, contribuindo na criação de estratégias para reduzir as emissões e minimizar os impactos no aquecimento global. 

 

Como é feito um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa? 

Alguns aspectos são essenciais e indispensáveis para fazer um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. É preciso definir os limites, os escopos, identificar as fontes de emissões, coletar os dados, realizar o cálculo, interpretar os resultados e criar uma estratégia para mitigação.  

 

Cada etapa merece atenção e os dados coletados devem ser precisos, tais como consumo de energia, processos industriais, transporte, tratamento de resíduos e mais. Não há limitações geográficas para construção de um Inventário de Emissões de GEE, mas a equipe responsável deve ter domínio sobre as necessidades e os limites da organização para traçar uma estratégia personalizada. 

A fim de esclarecer o processo e aprimorar conhecimentos, a equipe de consultores especializados da Ecovalor elaborou um ebook com um passo a passo em 7 etapas para construção do Inventário de Emissões de GEE, além de dicas valiosas para realização desse documento. 

 

 

Equipe especializada para construção de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa 

 

Ao longo dos anos, a Ecovalor realizou mais de 100 Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa. A atuação dos profissionais qualificados esteve presente em mais de 11 países, prestando serviço para diversos setores e organizações.  

 

Utilizando metodologias como GHG Protocol, ISO 14064 e seguindo padrões reconhecidos internacionalmente para assegurar a precisão e relevância dos dados, o atendimento é focado na solução de demandas. O compromisso da Ecovalor é entregar um documento completo, com soluções eficientes e personalizadas de acordo com a necessidade dos clientes.  

 

留言


bottom of page