Publicações EcoValor Consultoria em Sustentabilidade

Publicações

  • EcoValor

Origem Sustentável na Nike



Com o objetivo de difundir a sustentabilidade na cadeia produtiva do calçado, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) esteve, no último dia 11 de agosto, no escritório da Nike Brasil, em Novo Hamburgo/RS. O encontro, que contou com a participação da equipe de Materiais da multinacional, inclusive de representantes do escritório de São Paulo - de forma remota -, foi conduzido pela gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos.

Durante o encontro, Aline ressaltou a importância da sustentabilidade na cadeia produtiva do calçado, destacando que a Nike já promove ações nesse sentido nos diversos países em que atua. “A Nike é consciente da importância da sustentabilidade e já a promove, mas além de ser sustentável é preciso comunicar o fato ao mercado. O Origem Sustentável é o único programa de certificação em ESG para a cadeia do calçado no mundo, por isso a importância dessa apresentação”, conta. Segundo a gestora, a equipe se mostrou bastante receptiva ao programa e destacou a relevância da certificação.

Programa

Levando em consideração as dimensões ambiental, econômica, social e cultural traduzidos em mais de 100 indicadores desenvolvidos em consonância com parâmetros internacionais de ESG, o Origem Sustentável tem o objetivo de certificar desde o fornecedores de componentes até os fabricantes de calçados, fechando o ciclo produtivo. Ao todo, são quatro os níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumprem o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%). As certificações são realizadas com auditorias externas SENAI, SGS, Intertek, Bureau Veritas e DNV.

Fonte: Assintecal - Acessado em 17/08/2022

50 visualizações0 comentário