top of page
Fundo.png

Origem Sustentável: a única certificação de ESG e sustentabilidade da cadeia calçadista do mundo


Criado em 2013 e reformulado em 2020, o Origem Sustentável é a única certificação de sustentabilidade da cadeia calçadista no mundo. Diante da importância do tema, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Componentes de Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) vêm trabalhando para divulgar a iniciativa com mais força no âmbito nacional, mas sobretudo no mercado externo.


O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que o objetivo é tornar a cadeia produtiva do calçado brasileiro uma referência internacional de sustentabilidade. “A sustentabilidade já não é um diferencial, é uma condição de sobrevivência, especialmente para as empresas exportadoras”, diz. Segundo ele, mercados internacionais, especialmente os mais desenvolvidos, caso dos Estados Unidos e países da Europa, buscam empresas com processos e produtos sustentáveis. “Toda a semana, na Abicalçados, recebemos contatos de compradores internacionais em busca desse perfil”, conta. O recado parece ter sido compreendido pelas empresas brasileiras. Recente pesquisa realizada pela Grant Thornton, uma das principais consultorias do planeta, apontou que mais de 70% das marcas nacionais acreditam no impacto positivo da sustentabilidade nos negócios.


A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, conta que a reformulação do programa, em 2020, agregou credibilidade, e valor, à certificação. Na oportunidade, foram definidos 104 indicadores de sustentabilidade, nas dimensões econômica, social, ambiental, cultural e de gestão. “Certificamos empresas que tenham um processo produtivo sustentável. Do que adianta ter um produto sustentável se o processo para a produção dele não foi sustentável?”, questiona. Os indicadores criados por especialistas são baseados em referências internacionais como os 17 objetivos para desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).


Parceria

Para agregar um suporte técnico assertivo da sustentabilidade nas empresas, o Programa oficializou uma parceria com uma empresa especializada em gestão da sustentabilidade: a Ecovalor. A empresa construiu, em conjunto com os gestoras do Origem Sustentável, soluções para a implementação prática da gestão de sustentabilidade,que conta tanto com um pacote de consultorias como uma plataforma online para gerenciamento de todos os indicadores da certificação. O objetivo, conforme o CEO da Ecovalor, Elias da Silveira Neto, é fortalecer ainda mais a certificação, refinando seu alinhamento com as melhores práticas globais de sustentabilidade e ESG. “Acreditamos que, com o engajamento e participação massiva da cadeia calçadista no Programa, o setor rapidamente se posicionará internacionalmente como referência em práticas de sustentabilidade e ESG, sendo uma das lideranças para a construção da economia sustentável, circular e de baixo carbono”, projeta.

Como funciona

Para aderir ao Origem Sustentável, as empresas devem ser associadas à Abicalçados ou à Assintecal. Após a assinatura de um termo de adesão e a preparação interna frente aos indicadores, as empresas solicitam auditorias que podem ser realizadas por empresas credenciadas como SGS,SENAI, BUREAU VERITAS DNV e INTERTEK, sendo que a validade da certificação é de dois anos. As certificações possuem quatro níveis. Empresas que contemplam acima de 20% (micro e pequenas) e de 30% (médias e grandes empresas) dos indicadores recebem o selo Bronze, as que contemplam acima de 40% recebem Prata, as que respondem por mais de 60% dos indicadores recebem Ouro e as que ultrapassam 80% dos indicadores alcançam o nível máximo, o de Diamante.


Atualmente, o Origem Sustentável já tem nomes como Beira Rio, Usaflex, Vulcabras, Piccadilly, Bibi, Boxprint e Caimi & Liaison certificadas, e outras mais de 50 em processo de implementação, caso da Schutz, Ramarim, Bertex, JR Soluções, Branyl, Via Marte, Klin, Redeplast, Calçados Ala, Bebecê e tantas outras.


Origem Sustentável na Expo Dubai

O Origem Sustentável foi destaque na Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em evento realizado pelo Brazilian Footwear, braço internacional da Abicalçados, nos dias 1º a 6 de novembro. Nos seis dias de exposição, mais de 20 mil pessoas visitaram o pavilhão onde o calçado brasileiro era destaque.


Mais informações sobre o Origem Sustentável no site https://www.origemsustentavel.org.br/.


Fonte: Sinbinforma - Acessado em 15/12/2021


bottom of page