top of page
Fundo.png
  • Foto do escritorEcovalor

Compensação de carbono feita em parceria entre empresas contou com a consultoria da Ecovalor

Através da colaboração entre as empresas Suzano, Grupo Box Print e Merck, foi possível compensar mais de 102 toneladas de dióxido de carbono equivalente, neutralizando a pegada de carbono gerada na produção de 6 milhões de embalagens para medicamentos feitas pela Merck. Todo este esforço recebeu um suporte da consultoria Ecovalor.


A Ecovalor desempenhou um papel fundamental no projeto, ajudando a analisar e calcular a pegada de carbono em todas as etapas do processo, desde a obtenção das matérias-primas até a fabricação do produto final. Isso permitiu o entendimento de quanto de carbono foi emitido ao longo de todo o processo de produção das embalagens, permitindo a neutralização das emissão com sucesso.


Compensação de Carbono: O que é?

A compensação de carbono é uma estratégia adotada com o objetivo de diminuir os impactos negativos decorrentes das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Ela surgiu em 1990 e, ao longo dos anos com o crescimento da visibilidade das causas ambientais, ganhou espaço e importância.

É considerada uma estratégia altamente eficaz que pode ser aplicada através da plantação e manutenção de árvores, bem como por meio de acordos comerciais entre empresas envolvendo a compra e venda de créditos de carbono. Em termos simples, empresas que conseguem capturar ou reduzir suas emissões de GEEs têm a possibilidade de vender créditos no mercado, atendendo à demanda de outras empresas interessadas em compensar suas próprias emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs). É relevante observar que a venda de créditos de carbono só é autorizada com base em projetos validados por organizações devidamente acreditadas para esse fim.

Como a Ecovalor pode auxiliar na Compensação de Carbono?

A Ecovalor presta auxílio às empresas na elaboração de seus inventários de GEEs. Além de conduzir esta análise, também procuramos projetos de créditos de carbono, principalmente no mercado voluntário, que estejam alinhados com os seus objetivos de neutralização. Isso pode envolver ações como o sequestro de carbono através do plantio de florestas ou a substituição de fontes de energia fósseis por fontes renováveis, entre outros projetos.

Muito além do relatório de inventário, a Ecovalor fornece dados e apoio consultivo para geração de valor à empresa e ganho competitivo na nova economia de baixo carbono.

Fale com nossos consultores e conheça nossas soluções para Compensação de Carbono!

Comments


bottom of page