top of page
Fundo.png
  • Foto do escritorCésar Bartzen

Construção Sustentável e a Importância do Diagnóstico Ambiental

construção-sustentável-e-diagnóstico-ambiental

Identificar as restrições ambientais de uma área antes de se iniciar um processo de licenciamento ambiental é essencial para evitar imprevistos na construção de um novo empreendimento. O Diagnóstico Ambiental, feito na etapa de planejamento, surge como uma importante ferramenta para mapear riscos e preservar o ambiente, garantindo o desenvolvimento de construções mais sustentáveis e que sigam   as exigências legais previstas para atividade.


A preocupação com a sustentabilidade é algo cada vez inerente no mundo atual. O aumento do número e da intensidade dos desastres naturais torna visível e eminente a necessidade de aliar o desenvolvimento econômico com práticas sustentáveis.


Cuidados com a preservação da vegetação, recursos hídricos, fauna e solo são importantes para  evitar e mitigar impactos ambientais. Com isso, órgãos responsáveis pela regulamentação ambiental, passaram a ser mais rigorosos e determinam normas para garantir a proteção desses recursos naturais.


O Papel do Diagnóstico Ambiental na Construção Sustentável

O Diagnóstico Ambiental surge como uma forma de caracterizar as condições ambientais do local no qual pretende-se construir empreendimentos, sejam eles comerciais ou residenciais, conforme a Resolução Conama nº 305/2002. Esse documento técnico engloba aspectos do meio físico, biótico e antrópico, levando em consideração a interação deles antes e depois do início das atividades do empreendimento planejado.


Para evitar imprevistos, alterações ou a inviabilização de uma construção em andamento, é indicado que o Diagnóstico Ambiental seja feito na etapa de planejamento. Dessa forma, as restrições de uso da área de interesse estarão claras e bem delimitadas para que seja realizado um projeto que respeite as regulamentações do órgão público responsável e os aspectos de preservação indicados para redução do impacto ambiental.


Com o resultado de um Diagnóstico Ambiental, o empreendedor terá conhecimento dos índices de preservação da vegetação e delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) existentes. Além de estar ciente sobre os cenários de intervenção e seus riscos, decorrentes da legislação ambiental e urbanística.


Como É Feito o Diagnóstico Ambiental?

A elaboração de um Diagnóstico Ambiental é realizada por meio de uma equipe multidisciplinar através de um conjunto de ferramentas que consistem na avaliação de todas as características ambientais de uma determinada área. O resultado do diagnóstico ambiental é gerado partir do levantamento de informações bibliográficas e históricas e da coleta de dados no trabalho de campo na área analisada.  


Geralmente o processo é dividido em três etapas de avaliação:


Avaliação do Meio Físico:

é feita uma descrição detalhada do clima, solo e hidrografia da região avaliada, considerando as possíveis restrições como Áreas de Preservação formadas pela presença de nascentes, curso hídricos e declives acentuados.

Avaliação do Meio Biótico:

é realizado um estudo abrangente sobre a flora e a fauna do local, considerando os aspectos legais como as restrições referentes aos estágios sucessionais e presença de espécies protegidas, como as imunes ao corte e as ameaçadas de  extinção.

Avaliação do Meio Socioeconômico:

são coletadas informações sobre questões sociais, como a dependência dos recursos ambientais e do impacto da utilização do empreendimento para a comunidade local.


Diagnóstico Ambiental com a Consultoria da Ecovalor

Para realizar o estudo que resulta no Diagnóstico Ambiental é fundamental uma visão de profissionais especializados. A Ecovalor conta com um time multidisciplinar composto por engenheiros ambientais, biólogos, geólogos e advogados especialistas em direito ambiental com experiência na elaboração de Diagnósticos Ambientais.


Ao longo de 11 anos, os consultores da Ecovalor, estiveram presentes em diversos projetos de construção civil, prestando suporte para o planejamento de empreendimentos mais sustentáveis e de acordo com as leis ambientais.


Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções!

Comments


bottom of page