Fepam suspende atividades da Utresa para prevenir contaminação de água e solo

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) suspendeu as atividades da Usina de Tratamento de Resíduos (Utresa), em Estância Velha, no Vale do Rio dos Sinos. Segundo o órgão, a célula de aterro, ou seja, o local onde a usina operava na cidade, estava sobrecarregada, o que gerava risco de contaminação do solo e da água no local. A Utresa recebe resíduos provenientes das atividades industriais.

A decisão dos técnicos do Serviço de Licenciamento e Monitoramento das Indústrias é preventiva, conforme a engenheira química da Fepam Vanessa dos Santos Rodrigues. Não foi constatado nenhum vazamento na região. Mesmo assim, a empresa será autuada por descumprimento da Licença de Operação concedida pela Fepam.

As atividades vão ficar suspensas até que o empreendimento atualize sua licença de operação, com a inclusão de um novo local para recebimento dos resíduos, atendendo a todas as exigências da Fepam.

A empresa informou que a inclusão uma nova área está sendo providenciada e prevista para entrar em operação em breve, e que por isso não haverá recursos.

Fonte: G1 (goo.gl/6Zj94S)