top of page
Fundo.png

Setor de componentes e máquinas em noite de gala



A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) entregou, na noite de ontem (7), a 22ª edição do Prêmio Primus Interpares. O evento, que aconteceu no Hotel Swan Tower, em Novo Hamburgo/RS, teve como grande destaque a sustentabilidade nos processos produtivos e destacou cases do setor nas áreas de Design, Inovação Tecnológica, Sustentabilidade e Exportações, além do jornalista com a melhor matéria setorial escrita ao longo de 2021. O patrocínio master foi da Covestro e Braskem, e o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq).

Na oportunidade, o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, destacou a retomada dos eventos presenciais e a oportunidade de confraternizar com o setor novamente, destacando referências positivas para o setor de componentes para calçados. Um dos pontos ressaltados pelo executivo foi a sustentabilidade, conceito trabalhado pela Assintecal e que vem chamando cada vez mais a atenção das empresas. “Hoje, não existe competitividade sem sustentabilidade e ficamos particularmente felizes que, nesta premiação tenhamos justamente nessa categoria o maior número de cases inscritos”, disse o dirigente. Segundo Berwanger, o tema é um pilar estratégico da entidade, que busca direcionar as empresas para processos produtivos sustentáveis, como forma de preservar o meio ambiente e também manter a ampliar a competitividade no mercado nacional e internacional.


Origem Sustentável

Ainda na esteira da sustentabilidade, a premiação marcou, ainda, a certificação de quatro empresas de componentes no âmbito do Origem Sustentável, programa que estimula a adoção de processos produtivos sustentáveis na cadeia calçadista nacional. Foram certificadas, no nível Ouro - mais de 60% dos indicadores do programa atingidos - a Bertex e a Killing S.A.; e no nível Prata (mais de 40% dos indicadores atingidos) a Perfil Injetados e Fibertex.

Levando em consideração as dimensões ambiental, econômica, social e cultural traduzidos em 104 indicadores desenvolvidos em consonância com parâmetros internacionais de ESG, o Origem Sustentável é o único programa de certificação de sustentabilidade da cadeia calçadista no mundo. O programa conta com auditorias externas do SENAI, SGS, Intertek, Bureau Veritas e DNV.


Com as certificações recebidas, Bertex, Tintas Killing, Perfil Injetados e Fibertex se juntam a Boxprint, Caimi & Liaison, Vulcabras, Bibi, Beira Rio, Usaflex e Piccadilly.


Fonte: Assintecal - Acessado em 21/03/2022


Nota: A Ecovalor se orgulha de ter contribuído com esta importante conquista das empresas Bertex e Perfil Injetados, a partir de nossas soluções para ESG e Sustentabilidade Corporativa. Obrigado pela oportunidade de realizarmos nosso propósito e juntos construirmos uma economia mais sustentável, circular e de baixo carbono.



bottom of page