top of page
Fundo.png
  • Foto do escritorEcovalor

SERVIÇOS EM DESTAQUE:

Sua empresa publica relatórios de sustentabilidade?

Prática comum entre grandes corporações, a publicação anual de relatórios de sustentabilidade tem se tornado cada vez mais habitual também para pequenas e médias empresas.


O relato é uma prática voluntária, o que nos faz questionar quais são as motivações das empresas para fazê-lo. As lideranças, quando perguntadas a respeito disso, elencam os diversos benefícios. Entre eles, destacam-se:


Maximização da geração de valor: Ao longo de um ano, uma empresa realiza muitas ações e investimentos de natureza social, ambiental e de governança. O conhecimento sobre estas atividades acaba ficando restrito à empresa ou, pior, a determinadas “ilhas” dentro da organização. O relatório de sustentabilidade, ao reunir estas práticas num único documento, cria um importante canal de comunicação para todas as partes interessadas (colaboradores, clientes, fornecedores, investidores etc.) no negócio que, ao conhecê-las, agregam valor à empresa, suas marcas, produtos e serviços. Não basta ser, tem que parecer;

Autoconhecimento: O processo de construção do relatório de sustentabilidade garante à empresa conhecer suas práticas e mapear seus pontos fortes e fracos, riscos e oportunidades. Ao final da jornada, tem-se uma valiosa visão geral do negócio sob a perspectiva da sustentabilidade e das métricas ESG, que serve de referência para a melhoria contínua a ser perseguida durante o próximo ciclo anual.

A prática de relato de sustentabilidade segue padrões internacionais, destacando-se as diretrizes do GRI - Global Reporting Initiative. O IFRS - International Financial Reporting Standards, responsável pelas normas internacionais de relatórios financeiros e de contabilidade, recentemente também publicou as primeiras normas sobre relato de sustentabilidade que, em breve, devem se tornar práticas mandatórias em vários países.

A Ecovalor tem larga experiência na elaboração de relatórios de sustentabilidade, conforme as normas internacionais. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre o assunto e como podemos te ajudar


Ficou curioso para saber mais? Entre em contato com a gente!



bottom of page