Publicações EcoValor Consultoria em Sustentabilidade

Publicações

  • EcoValor

Marca gaúcha lança tênis e camisetas feitas de “papel” reciclável e vegano


O resultado é um material fino e leve, quase como papel, mas quase impossíveis de rasgar, e de acordo com o site da empresa, é o mesmo material utilizado pela NASA e em construção civil.

Os produtos da Dobra

Os tênis da marca são maleáveis e leves. O forro e os cadarços são feitos de garrafas PET recicladas e o solado é feito de PVC, também reciclado. Além disso, cada par é único, pois como a Dobra não mantém estoque dos produtos, eles são produzidos apenas quando o produto é solicitado, sendo feitos de acordo com as medidas do cliente.

Nas camisetas, que são feitas de algodão e costuradas manualmente, os bolsos são feitos da fibra de “papel”. Além disso, os bolsos são trocáveis. Faixas de velcro prendem o bolso à camiseta e permite que o usuário troque a estampa do bolso quantas vezes quiser.

A fibra é utilizada também nas carteiras produzidas pela marca, que foram os primeiros produtos fabricados pela Dobra quando abriu as portas, em 2013. Assim como os tênis e as camisetas, as carteiras também são artesanais e só são produzidas conforme a marca recebe os pedidos, para evitar desperdício de matéria-prima.

As estampas de todos os produtos da marca foram desenvolvidas em parceria com diversos artistas de todo o Brasil, que recebem parte do lucro das vendas, e toda a matéria-prima da marca é encomendada de fornecedores locais.

Dobra+1

A cada produto vendido, a Dobra doa 1 real para o fundo de ações sociais que a marca mantém, o Dobra+1. O dinheiro deste fundo já foi utilizado uma vez, para reformar uma escola da região que havia sido danificada pelas chuvas.

Fonte: Ciclo Vivo (goo.gl/xBJvu7)

1 visualização0 comentário