top of page
Fundo.png

Fepam interdita empresas em Taquari e Estância Velha por funcionamento inadequado


2165

Uma ação integrada de fiscalização da Divisão de Atendimento à Denúncias e Fiscalização de Rotina da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e do Batalhão Ambiental da Brigada Militar resultou na suspensão das atividades de uma indústria têxtil, no município de Taquari, e de um curtume em Estância Velha.

As empresas já haviam sido autuadas anteriormente pela Fepam e, conforme constatações feitas nestas fiscalizações, não estavam atendendo as exigências determinadas para corrigir as irregularidades ambientais descritas nos Autos de Infração.

Na indústria têxtil, as irregularidades verificadas foram operação inadequada da Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais, que apresentava vazamentos de efluentes sem tratamento, atingindo inclusive o arroio existente próximo ao local. O empreendimento também não possuía Licenciamento Ambiental em vigor.

Já no curtume, foram encontrados resíduos industriais perigosos altamente contaminantes, como raspas e farelos de couro curtido ao cromo (wet blue), armazenados a céu aberto e em local sem impermeabilização. Além disso, equipamentos de pintura operavam sem qualquer tipo de controle de emissões de poluentes atmosféricos. Também foram observados produtos químicos, utilizados no processo de curtimento, armazenados de forma precária e em desacordo com as normas ambientais.

Participaram da operação, o chefe da Divisão de Atendimento à Denúncias e Fiscalização de Rotina (Difisc), engenheiro químico Vagner Hoffmann,  o biólogo Luciano Pazinato Martins e o engenheiro civil Emerson Klimach dos Santos.  Além de policiais militares do 2° Grupo de Polícia Ambiental de Estrela e do 2° Pelotão Ambiental de Sapucaia do Sul.

Fonte: FEPAM (http://goo.gl/0HNpdv)

bottom of page