Publicações EcoValor Consultoria em Sustentabilidade

Publicações

  • EcoValor

Fepam emite licença para projeto pioneiro do Hospital Moinhos de gaseificação de resíduos sólidos

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu a licença prévia para o projeto de implantação de uma planta piloto de gaseificação de resíduos sólidos no Hospital Moinhos de Vento. O documento atesta a viabilidade do empreendimento que possui tecnologia inédita no Rio Grande do Sul. “Não existe nenhum hospital no Estado que trate o seu próprio resíduo. No RS, atualmente, todos os resíduos hospitalares são destinados para empresas terceirizadas de tratamento”, destaca a a chefe da Divisão de Resíduos Sólidos da Fepam, Daiene Zagonel.

De acordo com a licença, o empreendimento ocupará uma área interna do hospital de 73m². O equipamento de gaseificação permitirá reunir, por dia, 240 kg resíduos sólidos, aquecê-los e transformá-los em gás combustível. Poderão ser utilizados resíduos sólidos de serviços de saúde dos grupos A (resíduos que podem apresentar risco de infecção) e D (resíduos que não apresentam risco biológico – semelhante ao resíduo domiciliar), previamente triturados. Todo o vapor gerado será introduzido na rede interna de aquecimento do hospital.

Segundo Daiene, a licença atende às normas da Fepam, segue os princípios de reutilização e reciclagem de resíduos, seguindo os padrões técnicos e garantindo a proteção ambiental. O projeto pioneiro será realizado com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Fonte: FEPAM (goo.gl/8f4YdD)

0 visualização0 comentário