Publicações EcoValor Consultoria em Sustentabilidade

Publicações

  • EcoValor

Fepam emite duas licenças para projetos de transformação de resíduos


A Divisão de Resíduos Sólidos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu autorização para dois projetos de pirólise. Os empreendimentos ficam em Canoas e Farroupilha.

As autorizações preveem a realização de testes pelo período de um ano, com acompanhamento de uma instituição de pesquisa e de analistas da Fepam. As Licenças de Operação dos empreendimentos somente serão emitidas após a comprovação de que a tecnologia atende os limites de emissão previstos na legislação vigente, bem como a destinação adequada dos resíduos e efluentes gerados.

O processo de pirólise consiste na decomposição da matéria orgânica por altas temperaturas, na ausência de oxigênio. Essa tecnologia busca a redução da quantidade de resíduos gerados, reutilização e reciclagem, além do perfeito controle de possíveis efeitos ambientais.

Os dois empreendimentos que obtiveram as licenças farão o processamento de resíduos sólidos classe II, como plásticos (exceto PVC), borrachas, materiais sintéticos e pneus.

Em Canoas, os produtos gerados serão gás, óleo combustível e carvão. Em Farroupilha, serão óleo, gás, piche, carvão, metais e lodo do sistema lavador de gases.

Estas são as primeiras unidades piloto de pirólise autorizadas para testes no Rio Grande do Sul.

Fonte: Fepam

1 visualização0 comentário