Publicações EcoValor Consultoria em Sustentabilidade

Publicações

  • EcoValor

Ecovalor participa de evento do curso de Química na ULBRA


Atualidades em Química foi o evento que o curso de Química Industrial da Ulbra Canoas promoveu dias 30 e 31 de maio, na Universidade. Alusivo às comemorações de 30 anos da graduação que serão celebrados em 2018, o evento teve como propósito debater temáticas atuais para fornecer subsídios aos alunos que farão a prova do Enade, em novembro de 2017. Licenciamento Ambiental e Química do Tratamento de Águas Industriais foram os assuntos das palestras que aconteceram na abertura das atividades, na noite de terça-feira, 30 de maio, no campus Canoas.

A primeira explanação da noite ficou a cargo da egressa de Química Industrial, Rita Silveira, que falou a respeito dos principais pontos que necessitam ser considerados na realização de um licenciamento ambiental, destacando as licenças prévias de instalação e de operação. Rita ainda explicou o que é necessário fazer para obter a expedição dessas licenças, bem como quais são as condições que as empresas precisam ter para que a licença não seja revogada. A egressa, que trabalha em uma empresa de consultoria e sustentabilidade, também apresentou alguns aspectos relativos à legislação.

A segunda palestra foi conduzida pela egressa da Engenharia Química da Universidade, Taynã Cardoso, que destacou a importância do tratamento de água em indústrias de grande porte. A engenheira falou sobre os objetivos do tratamento para sistemas de resfriamento e sistemas geradores de vapor que são responsáveis pela energia de fábricas e indústrias. Taynã ainda enfatizou que o monitoramento da água evita o aparecimento de corrosões, incrustações e formações de lama, que constituem-se em problemas que afetam a vida útil dos equipamentos. A palestrante atua como assistente técnica na área de engenharia em uma empresa que realiza o tratamento de águas industriais.

O encontro ainda contou com a participação da coordenadora de processos avaliativos da Pró-reitoria Acadêmica, Jaqueline de Menezes, que motivou os estudantes a empenharem-se para obter uma boa nota no exame e ainda explicou aspectos avaliativos do ENADE. “Essa prova afere não apenas os conteúdos desenvolvidos durante a graduação, mas as competências, ou seja, a aplicação dos saberes frente ao perfil profissional e necessidades do mercado de trabalho”, salientou Jaqueline. Já a diretora regional da Associação Brasileira de Química (ABQ), Elsa Nhuch, convidou os acadêmicos da área para participarem do 57º Congresso Brasileiro de Química, que acontecerá em Gramado, de 23 a 27 de outubro. O evento debaterá os desafios e as oportunidades para o futuro da química.

Fonte: ULBRA (goo.gl/JvpTki)

2 visualizações0 comentário