top of page
Fundo.png
  • Foto do escritorEcovalor

Diagnóstico ESG: avaliação dos pilares Ambiental, Social e Governança

O Diagnóstico ESG surge como uma ferramenta importante para avaliar as empresas com base nos pilares Ambiental, Social e de Governança conforme a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa ganham destaque. Neste artigo, vamos aprofundar o que é a Avaliação ESG, como ela é realizada, os critérios envolvidos e as vantagens. Confira:


O que é o Diagnóstico ESG


O Diagnóstico ESG é uma avaliação abrangente da performance de uma empresa nos pilares ambiental, social e de governança (ESG). O processo envolve a análise detalhada dos impactos e práticas da empresa em áreas como mudanças climáticas, direitos humanos, diversidade, transparência, gestão de recursos naturais e compliance.


O objetivo do Diagnóstico ESG é avaliar o desempenho, o comprometimento e o potencial da empresa com práticas sustentáveis, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento e implementação de estratégias ESG eficazes. Além de criar uma gestão de riscos financeiros e reputacionais e gerar mais valor para seus diferentes stakeholders.


“A sustentabilidade passa a desenvolver um papel importante para a credibilidade das marcas e ajuda na construção de um portfólio robusto e alinhado com os valores contemporâneos” Confira o artigo Sustentabilidade e Credibilidade: Pilares para o Sucesso Financeiro.


Para quem é indicado o Diagnóstico ESG


O Diagnóstico pode ser considerado o projeto inicial para as empresas, sendo o ponto de partida para aquelas que desejam desenvolver ações alinhadas com a agenda ESG. Com essa avaliação é possível ter um panorama abrangente da estrutura, dos processos e da cultura da empresa, permitindo o desenvolvimento de estratégias personalizadas alinhadas ao negócio.


Empresas que já trabalham com as pautas ambientais, sociais e de governança também podem se beneficiar do Diagnóstico ESG para avaliar seu desempenho nos projetos e iniciativas, visando identificar pontos de melhoria para avançar na jornada de sustentabilidade e obtenção de certificações.


Como é realizado o Diagnóstico ESG


diagnostico-esg-ecovalor
Etapas do processo do Diagnóstico ESG da Ecovalor

O processo de Diagnóstico ESG coordenado pela Ecovalor começa com uma sessão de alinhamento. Em seguida, é promovido um workshop sobre ESG e Sustentabilidade, destinado a sensibilizar os participantes do projeto e garantir que compreendam plenamente o contexto antes de iniciar a avaliação.


Após a fase inicial, é realizada a coleta de dados dividida em três etapas:


Etapa de Autoavaliação:

Por meio de um questionário, os participantes avaliam o nível de maturidade ESG em diferentes frentes de operação da empresa.


Etapa Quantitativa: 

Nessa segunda etapa, a empresa precisa preencher um formulário que inclui uma série de indicadores. É uma etapa mais qualitativa, pois contempla diversas perguntas e a coleta de evidências para dimensionar a realidade da empresa em todas as áreas.


Etapa Qualitativa: 

São realizadas entrevistas visando coletar informações mais detalhadas para auxiliar na avaliação.


Com todos esses dados coletados é feita uma análise para contabilizar notas e construir um relatório completo, mostrando resultados, nível de maturidade, oportunidade de melhorias, riscos, potencialidades, comparação com concorrentes e próximos passos para avançar na jornada ESG. Todos esses dados também são explicados em uma apresentação executiva.



Critérios da Avaliação do Diagnóstico ESG


Os critérios podem variar de acordo com a necessidade e demanda de cada empresa, mas para avaliar o ESG como todo, é imprescindível considerar os pontos principais dentro dos três pilares:


Ambiental

  • Gestão Ambiental;

  • Prevenção de poluições;

  • Ocupação e uso do solo;

  • Energia;

  • Água;

  • Gases de efeito estufa;

  • Resíduos Sólidos;

  • Matéria Prima;

  • Biodiversidade;


Social

  • Direitos humanos;

  • Relação com colaboradores;

  • Ambiente de trabalho;

  • Saúde e segurança;

  • Remuneração e benefícios;

  • Capacitações e desenvolvimento;

  • Diversidade;

  • Clientes;

  • Comunidade local;


Governança

  • Estrutura de governança;

  • Estratégia;

  • Cultura empresarial;

  • Transparência e prestação de contas;

  • Stakeholders;

  • Gestão de riscos e compliance;

  • Fornecedores;

  • ESG e sustentabilidade;

  • Tecnologia e IA;


As Vantagens do Diagnóstico ESG


O processo de Diagnóstico oferece às empresas uma visão mais clara de suas ações, iniciativas e impactos, fornecendo um panorama abrangente dos pontos fortes e das áreas que necessitam de aprimoramento.


Além de avaliar a maturidade ESG, o Diagnóstico ajuda as empresas a identificarem oportunidades referente aos riscos financeiros e reputacionais. A análise completa realizada por especialistas em ESG permite que as organizações também visualizem um benchmark, compreendendo seu posicionamento relativo dentro do setor.


Por meio da coleta e análise detalhada de informações, é possível desenvolver um plano de ação estratégico, priorizando áreas críticas e estabelecendo diretrizes claras para implementar iniciativas significativas.


Benefícios financeiros também podem ser garantidos a medida que a empresa desenvolve suas ações alinhadas com a agenda ESG.


“Incentivos fiscais são sentidos na ponta do lápis contábil da empresa. Empresas saudáveis e com uma estrutura de sustentabilidade construída de forma estratégica possuem alguns benefícios associados a políticas públicas, principalmente a leis de incentivo a uma economia de baixo carbono e projetos socioambientais.” Confira o artigo Incentivos Fiscais e ESG: como economizar com estratégia.


Desafios do Diagnóstico ESG


Mesmo que a Avaliação ESG traga vantagens, existem desafios ao longo do processo. Podemos listar como principais:


O risco de greenwashing, quando as empresas tentam parecer mais sustentáveis do que realmente são, divulgando práticas enganosas ou informações segmentadas. Para manter a credibilidade da avaliação é importante que os dados sejam baseados em fontes confiáveis e verificadas.


A complexidade da análise pode fazer com que muitas empresas tenham dificuldade em realizar um relatório de forma eficiente. O Diagnóstico ESG envolve aspectos subjetivos e uma ampla gama de informações e indicadores que exigem conhecimento e recursos especializados para uma interpretação correta.


Acesse aqui para receber o resultado com dicas para iniciar seu plano de ação por e-mail.


Consultoria para Diagnóstico ESG


O Diagnóstico ESG realizado pela Ecovalor é uma ferramenta crucial para empresas que buscam não apenas compreender, mas também melhorar o desempenho nos pilares Ambiental, Social e de Governança.


A metodologia da Ecovalor se destaca pela abordagem meticulosa e especializada, garantindo seriedade e credibilidade na avaliação. O processo realizado inclui desde a sensibilização inicial sobre sustentabilidade e ESG até a entrega de um relatório completo com resultados e detalhamento de um plano de ação estratégico.


Com a expertise de 11 anos, a consultoria da Ecovalor auxilia as empresas na identificação de melhorias, mitigação de riscos e maximização das oportunidades dentro do contexto ESG. Entre em contato com nossos especialistas para fazer um orçamento especializado para sua empresa!

Comments


bottom of page