Publicações EcoValor Consultoria em Sustentabilidade

Publicações

  • EcoValor

Designer cria roupas que crescem com as crianças

Crianças pequenas crescem rápido e não é incomum que, de uma semana para outra, uma roupa já não sirva mais.

Foi essa experiência que levou o engenheiro e estudante de design Ryan Mario Yasin, do Royal College of Art, na Inglaterra, a desenvolver peças infantis que crescem com as crianças. Ele havia presenteado o sobrinho com um macacão. Quando o encontrou novamente, a roupinha já não cabia mais.


Ryan fez experimentos e percebeu que o tecido plissado, ou seja, com pregas, estica para cima e para baixo. Aplicou, então, seus conhecimentos em engenharia aeronáutica para criar um conjunto de dobras que permitem que a peça se expanda, de acordo com o tamanho e os movimentos da criança.


Como teste final, provou o mesmo protótipo no sobrinho, que ainda era bebê, e na sobrinha de 2 anos. A peça se ajustou perfeitamente aos dois. A ideia é que uma mesma roupa sirva para crianças de 6 meses a 3 anos de idade, mantendo a silhueta definida em cada estágio do crescimento.

Batizada de Petit Pli, algo como “dobrinha”, em francês, a marca é composta de roupas impermeáveis, à prova de vento e em cores neutras. Caso o tecido se desgaste após muito uso, poderá ser reciclado.


Mais do que ajudar pais a reduzirem seus gastos com vestuário, o designer está preocupado em poupar os recursos da natureza e diminuir a quantidade de resíduos gerados pela indústria têxtil. Ryan também avalia que é preciso produzir itens próprios para as necessidades das crianças, em vez de miniaturas de roupas de adultos.

O engenheiro está em busca de financiamento para confeccionar as peças em escala maior e comercializá-las, por enquanto, apenas no Reino Unido.

Fonte: As coisas mais criativas no mundo (goo.gl/BKrLyZ)

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo