top of page
Fundo.png

Brasil na berlinda: União Europeia avança para banir compra de carne e soja de áreas desmatadas


A União Europeia apresentou hoje uma proposta para proibir a importação de produtos agrícolas associados ao desmatamento. Algo que já era esperado, mas que agora se torna oficial e aumenta a´ pressão sobre o agro brasileiro.

A maior parte dos produtos que entram na mira da UE logo de cara afeta diretamente a pauta exportadora do país para o bloco: carne bovina, soja, madeira, café, cacau e óleo de palma – e também seus derivados, como chocolates, couro e móveis. Outros podem ser incluídos na lista no futuro.

A legislação ainda precisa ser aprovada pelos governos do bloco e também pelo Parlamento Europeu para valer. Mas pouca gente duvida que a proposta vingará. É uma questão de tempo e o agro brasileiro precisa se preparar se não quiser ser deslocado como fornecedor.

“Pelo clima que sinto na Europa, é algo irreversível”, diz José Pugas, sócio da gestora de recursos JGP responsável por ESG e um grande conhecedor da sustentabilidade aplicada ao campo no país. “Desmatamento é tóxico. Não temos como manter um fluxo de capital relevante para o Brasil se não houver um combate direto ao desmatamento.”

Fonte: Reset - Acessado em 18/11/2021

bottom of page