top of page
Fundo.png
  • Foto do escritorEcovalor

Bibi recebe selo Diamante no Origem Sustentável pela terceira vez


bibi origem sustentável
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

No início do mês de outubro, a Calçados Bibi recebeu pela terceira vez seguida o selo de Diamante do Origem Sustentável. O nível máximo do programa de certificação ESG para as empresas da cadeia produtiva de calçados no mundo foi concedido em uma cerimônia na sede da empresa, com a presença da diretoria, dos colaboradores e do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira.



A marca de calçados infantil possui uma jornada de sustentabilidade que faz história e é marcada pelo desenvolvimento de melhores práticas no setor calçadista. Além de ser pioneira em realizar estudos científicos para criação de produtos ideais para o público infantil, a Bibi trabalha com foco em questões sustentáveis que visam promover um futuro melhor para todas as gerações.


Com isso, se tornou a primeira empresa a ser três vezes certificada no nível máximo do programa Origem Sustentável. E a trajetória de mais de 70 anos de inovação na fabricação de calçados para as crianças com características de sustentabilidade foi reconhecida e premiada pela certificação referência internacional na indústria calçadista, ganhando um diferencial importante no mercado nacional e internacional.


As principais práticas sustentáveis em destaque da Bibi são: o reaproveitamento das sobras da indústria, o alinhamento das questões de sustentabilidade com seus fornecedores, a utilização de matéria-prima atóxica e a Fábrica de Talentos.


O que é o Programa Origem Sustentável?


A certificação de ESG e sustentabilidade voltada para as empresas calçadistas foi uma criação da Abicalçados em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e é única.


Foi estruturado baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo diretrizes de 104 indicadores. O desenvolvimento sustentável é feito pela harmonia entre o progresso econômico aliado ao ambiental, social e cultural.


Mais de 100 empresas têm o certificado ou estão no processo de certificação e conforme os indicadores alçados, são separadas por categorias. As empresas da categoria Bronze possuem mais de 20% dos indicadores alcançados, a categoria Prata conta com mais de 40% dos indicadores, Ouro com mais de 60% e Diamante com mais de 80%. As auditorias são realizadas pelos órgãos independentes SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV.


Como a Ecovalor pode ajudar na certificação do Origem Sustentável?


As soluções da Ecovalor podem auxiliar as organizações em diferentes etapas da estruturação de melhores práticas sustentáveis. O trabalho atua desde o planejamento de ações até o processo de certificação de programas referência para o ESG e sustentabilidade.


Os consultores da Ecovalor possuem ampla experiência e há 10 anos trabalham com os processos: Sistema B (B Corp), Programa Origem Sustentável (calçados e componentes para calçados), Programa ESG-FIEC, Ecovadis (plataforma internacional de avaliação de fornecedores), dentre outros. A consultoria avança também sobre a preparação de cases das empresas para a participação em premiações de fornecedores e outros programas de reconhecimento de boas práticas.

Comments


bottom of page