top of page
Fundo.png
  • Foto do escritorEcovalor

Aumenta o Interesse em Divulgações de Informações ESG de Empresas

divulgações de informações ESG

No Brasil, as empresas estão em processo de evolução nas divulgações de informações ESG (Ambientais, Sociais e de Governança). Embora haja margem para melhorias adicionais, já é possível observar uma tendência positiva de aumento do interesse na transparência em relação a esses temas no meio corporativo.


Em 2023, ocorreu um notável crescimento na divulgação de dados vinculados ao ESG. As empresas estão ampliando a exposição de seus resultados, integrando aspectos ESG em seus relatórios anuais. Uma análise recente publicada pelo estudo ESG no Ibovespa, revelou que 91% das 82 empresas envolvidas divulgaram relatórios contendo informações sobre questões relacionadas ao ESG.


O Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 e o Índice Carbono Eficiente (IC02) estão recebendo considerável destaque, indicando o interesse dos investidores por empresas comprometidas com práticas sustentáveis. Isso reflete a crescente conscientização sobre a relevância da sustentabilidade empresarial e da transparência das organizações em relação às suas práticas e impactos.


A divulgação de informações ESG não só contribuiu para fortalecer a reputação e atrair investidores, mas também desempenha um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável e resiliente.


Principais Aspectos das Divulgações de Informações ESG em 2023

Ao analisar os relatórios e divulgações de informações ESG, fica evidente a urgência de progredir nas áreas de inclusão e diversidade, especialmente no que diz respeito à representatividade de mulheres e negros em posições de alta liderança. Além disso, os riscos climáticos emergem como uma das principais preocupações das empresas, embora poucas declarem neutralidade de carbono ou estabeleçam metas concretas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.


É importante ressaltar também a busca pela credibilidade das informações divulgadas. De acordo com o estudo, 83% dos relatórios examinados passaram por algum tipo de verificação para assegurar a veracidade dos dados. Além de analisar se os documentos estavam seguindo as normas estabelecidas pelo Conselho Internacional de Normas de Sustentabilidade (ISSB) que foram incorporadas a regulação brasileira pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


Divulgações de Informações ESG: Relatório de Sustentabilidade

Um Relatório de Sustentabilidade permite divulgar todos as informações ESG de uma organização. Ao adotar a metodologia da GRI (Global Reporting Initiative), a divulgação segue padrões reconhecidos internacionalmente, facilitando a comunicação e abrindo portas para relacionamento com investidores ao redor do mundo.


O Relatório de Sustentabilidade também pode ser uma excelente ferramenta de gestão, pois ele possibilita a identificação de riscos e oportunidades, monitora a  geração de valor das práticas sustentáveis e contribui para a obtenção de créditos e financiamentos verdes.


Aprenda a Construir o Relatório de Sustentabilidade

A Ecovalor disponibiliza um ebook gratuito com um passo a passo para construção do Relatório de Sustentabilidade. O material apresenta as etapas essenciais para elaboração do documento e tem dicas valiosas da equipe especializada. Para fazer o download, acesse aqui.


Caso queira saber mais sobre como a Ecovalor pode auxiliar na elaboração do Relatório de Sustentabilidade, entre em contato com nossos consultores

Comments


bottom of page