Publicações EcoValor Consultoria em Sustentabilidade

Publicações

  • EcoValor

As empresas mais sustentáveis de 2014

O Guia Exame de Sustentabilidade completou este ano sua 15a edição, apresentando as 61 empresas que mais se destacaran no Brasil por suas políticas e práticas em sustentabilidade.


1953

O Guia mostra as principais evoluções empresariais nos aspectos relacionados à sustentabilidade, e, em 2014, destacou-se o consumo e reaproveitamento de água. A proporção das empresas que reutilizam até metade do que consomem em seus processos produtivos dobrou: atualmente, 13% delas reusam de 25% a 50% de água. No ano passado, o percentual registrado foi de 6 %.

A pesquisa realizada pelo guia também revelou que entre os maiores compromissos assumidos pelas companhias está o inventário de emissões de gases de efeito estufa. Há cinco anos, cerca de 54% das empresas integrantes do guia realizavam esse tipo de levantamento, hoje, mais de 72% das companhias já contabilizam suas emissões.

Um dos assuntos que não evoluíram tão rapidamente nos últimos anos entre as empresas que participaran do guia foi a presença feminina em cargos de liderança. Apenas 8% das companhias têm um quadro de mulheres superior a 40% em cargos de diretoria, número muito baixo quando se fala em igualdade de gênero no mundo corporativo.

As práticas de governança corporativa também precisam avançar. Segundo o levantamento do guia, apenas três em cada cinco empresas separam os papéis do conselho administrativo e da diretoria executiva, algo considerado básico e altamente recomendado pelos manuais de boas práticas que regem o tema.

Empresa sustentável do ano

Decidida a se livrar de uma herança maldita, a fabricante de celulose Fibria colocou o diálogo com seus públicos de interesse no centro de sua estratégia de negócios e eliminou os conflitos intermináveis com comunidades próximas as suas operações, sendo eleita pelo guia a empresa sustentável do ano.

“O maior risco para nosso negócio estava do lado de fora da cerca.” – Marcelo Castelli, presidente da Fibria.


1953

Fibria eleita empresa sustentável do ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade.

Veja as demais empresas mais sustentáveis de 2014, classificadas por setores da economia:

Agronegócio

Bunge

Autoindústria

Volvo

Bens de Capital

Tetra Pak

Bens de Consumo

Unilever

Construção Civil

Even

Consultoria, gestão e TI

Promon

Eletroeletrônicos

Philips

Energia

AES Brasil

Hotelaria

Grupo Rio Quente

Infraestrutura

CCR

Instituições financeiras

ITAÚ UNIBANCO

Materiais de Construção

Masisa

Mineração

Arcelormittal

Papel e Celulose

Fibria

Química

Beraca

Serviços de Saúde

Sabin

Telecomunicações

Algar Telecom

Transporte e logística

Grupo Libra

PME

Zanzini

Apesar dos avanços, os especialistas afirmam que há muito a ser feito. “Existem coisas essenciais que ainda são vistas como opcionais, como reduzir a emissão de gases e reciclar os resíduos.” diz Aron Belink, coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas. Não há tempo a perder.

Segundo estimativa da consultoria McKinsey, até 2030, o mundo deve ganhar mais 3 bilhões de consumidores da classe média , abrindo-se possibilidades para as empresas que se anteciparem a este cenário. “Há grandes oportunidades para a expansão dos mercados e criação de novos nichos.” diz Helio Mattar, conselheiro do guia e presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Sorte de quem souber aproveitar.

Faça parte da seleção da Revista Exame

As inscrições para a 16a edição do Guia Exame de Sustentabilidade iniciam em abril de 2015 e encerram em maio, podem ser realizadas pelo site www.exame.com.

Mariana de Oliveira

Bióloga – Consultora da Ecovalor

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo