top of page
Fundo.png
  • Foto do escritorLuiz Otavio Goi

Artigo: Rastreabilidade - Tema essencial para uma agenda ESG eficaz

Luiz Otávio Goi Junior

Head ESG e SGA luiz@ecovalor.eco.br




Conforme avançam os conhecimentos e as soluções relacionadas ao tema ESG (sigla que tratam as ações ambientais, sociais e de governança), mais complexidades surgem para que empresas e instituições possam abranger todos os riscos relacionados ao negócio como um todo, o que envolve tanto a empresa quanto a sua cadeia de valor completa.

Nesse contexto, uma das questões que mais tem gerado problemas para empresas (principalmente as maiores) é a dificuldade de conseguir rastrear materiais e serviços necessários para que possa ser entregue um produto final ao consumidor. Pudemos ver casos que relacionaram grandes nomes do mercado quanto a trabalho análogo ao escravo, quanto ao uso de materiais provenientes de desmatamento e até casos de materiais advindos de regiões do mundo onde ocorria trabalho infantil.

Essa realidade nos apresenta a importância de rastreabilidade dos materiais e serviços utilizados. Muitas empresas tem declarado ser ESG através de diversas atividades ambientais, sociais e governança que se limitam ao ambiente físico da empresa ou então relacionadas à atividade final de sua operação, levando ao entendimento do seu publico a ideia de que esta tem total controle e gestão sobre os temas principais de suas atividades. Esse talvez seja o cerne da questão atual que vemos empresas participantes de pactos, detentoras de certificações e prêmios e que são flagradas com problemas relacionados ao ESG, levando ao questionamento da eficácia desse processo. Cabe avaliarmos que os processos de certificação e avaliação são baseados em um escopo, que é delimitado e com isso, nem sempre são analisadas todas as etapas que envolvem a cadeia de valor da empresa para uma certificação.

Diante do aumento da concorrência de mercado e também do aumento da possibilidade de terceirização de serviços, os riscos externos à organização ficam cada vez mais presentes e com isso, as empresas que almejam ter resultados ESG que possam ser referenciais e diferenciais competitivos, precisam criar meios de gestão que façam uma análise completa da rastreabilidade de seus insumos, visando reduzir os riscos relacionados à serviços e produtos advindos de situações críticas e não conformes com as práticas ESG.

Empresas que estão em processo de transformação e que querem aproveitar as oportunidades de mercado, oferecidas somente a quem de fato tem ações ESG implementadas, precisam passar a analisar seu processo desde a extração de materiais até a logística reversa, somente assim os riscos serão minimizados e o oceano azul de oportunidades estará pronto para ser explorado. As instituições que permanecerem avaliando o ESG somente nas suas limitações físicas, poderão ser as próximas a serem flagradas com problemas na cadeia de valor.

Se a sua empresa quer implementar o ESG de verdade, a EcoValor consultoria em sustentabilidade pode ajudar.


Comments


bottom of page