top of page
Fundo.png
  • Foto do escritorCamila Fagundes

Artigo: Como reduzir as emissões de GEEs de sua empresa com o apoio da Ecovalor?

Camila Fagundes

Analista ESG camila.fagundes@ecovalor.eco.br

Artigo: Como reduzir as emissões de GEEs de sua empresa com o apoio da Ecovalor?

Entre os maiores desafios encontrados posterior a elaboração do “Inventário de Gases de Efeito Estufa” é o desenvolvimento de projetos e ações com o objetivo de reduzir as emissões relacionadas ao Escopo 3. Isto acontece em função das empresas não possuírem o controle direto sobre as emissões. Diferentes, por exemplo, das emissões de Escopo 1.


Contudo, apesar de ser um grande desafio, a Ecovalor sempre busca as melhores e mais modernas alternativas para atender as expectativas de seus clientes. Como forma de exemplo, destacamos uma das principais ações que adotamos em nosso escritório e que pode também servir de inspiração para vocês, uma alternativa simples e prática.


Uma das categorias que buscamos entender internamente o seu impacto sobre o volume total de emissões da empresa foi o “Deslocamento Casa-Trabalho de Colaboradores”. Esta necessidade surgiu em função de alguns colaboradores não residirem na cidade sede da organização.


Ao longo de um mês de trabalho, percebemos que 3 colaboradoras específicas se deslocavam em média, 80km para ir e voltar de suas casas até o ambiente de trabalho todos os dias (Novo Hamburgo - Taquara). Todas elas realizavam o deslocamento de forma individual (carro particular). Durante uma semana de trabalho (segunda-feira a sexta-feira), as colaboradores chegavam a rodar 400km (80km*5 dias da semana). Em um mês de trabalho, este valor de quilometragem chegava 1.600km de apenas uma colaboradora (400km*4 semanas). No total, em um mês, todas elas em conjunto, porém cada uma em seu carro particular rodava 4.800km (1.600km*3 colaboradoras).


Ao calcular este deslocamento em um carro popular ano 2018 a gasolina, as emissões em um mês de trabalho podem chegar a 687,544 toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) de todas elas. E em um ano, as emissões podem alcançar 8.250,52 tCO2e.


Diante do montante calculado e como forma de reduzir diretamente as emissões de GEEs do deslocamento das nossas três colaboradoras, optamos em disponibilizar trabalho híbrido para elas, ou seja, dois dias por semana as mesmas trabalham diretamente de suas casas, necessitando apenas o deslocamento em três dias por semana. Durante uma semana de monitoramento, a quilometragem reduziu para 240km (80km*3) quando comparado ao valor original. E em 1 mês, o valor alcançou 960km, enquanto antes era de 1.600km. Além disso, ao invés delas realizarem o deslocamento de forma individual, optaram por virem de forma conjunta. No total, em um mês, todas elas em conjunto rodaram 960km (240km*4 semanas).


Ao calcular este deslocamento em um carro popular ano 2018, as emissões em um mês de trabalho chegaram a 145 tCO2e. Em um ano, as emissões podem alcançar 1.740,14 (tCO2e). Uma redução de quase 80% das emissões nesta categoria.


Tal ação contribuiu diretamente para uma diminuição dos impactos ambientais do deslocamento de nossas colaboradoras, o que automaticamente, também impactou em redução de despesas relacionadas a consumo de combustível e manutenção de veículos. Apesar de muitas vezes, alguns projetos e ações necessitarem investimentos para reduzir os impactos ambientais, alguns outros apenas precisam de um pouco de criatividade e flexibilidade.


A Ecovalor Consultoria em Sustentabilidade possui um time de colaboradores dedicados a entender o cenário das emissões de gases de efeito estufa de cada organização de forma particular. Se você tem interesse em implementar uma gestão de carbono, conte conosco, estamos dispostos a ajudar as empresas a contribuir para uma economia de baixo carbono, seja por meio de workshops de sensibilização com a comunidade ou até mesmo nos projetos de identificação das fontes de emissão e redução. Entre em contato conosco.

Comments


bottom of page