top of page
Fundo.png

Após queda histórica em 2020, emissões de CO2 voltam a subir rapidamente


A pandemia fez as emissões de dióxido de carbono despencaram no ano passado. Com muitas indústrias paradas, os registros foram os menores desde a Segunda Guerra Mundial. Mas com a retomada das atividades econômicas, a partir do final de 2020, as emissões aumentaram rapidamente. Em dezembro, já eram 2% superiores na comparação com o mesmo mês de 2019, segundo novos dados da Agência Internacional de Energia.

De modo geral, as emissões provenientes da geração de energia caíram cerca de 2 bilhões de toneladas métricas, ou 5,8% em 2020, em relação ao ano anterior. "Não há precedentes na história da humanidade. Falando de maneira geral, isso equivale a remover todas as emissões da União Europeia do total global", escreveram os autores do estudo.

Importantes agentes na cadeia de poluição, Estados Unidos e União Europeia viram as emissões caírem 10%, com reduções mais acentuadas em março, abril e maio. A China, no entanto, foi a única grande economia que aumentou as emissões em 0,8% no ano, boa parte vinda do aquecimento econômico do final de 2020. As emissões das cidades chinesas foram 7% maiores em dezembro do ano passado do que em dezembro de 2019.

Com isolamento social vigente e as recomendações de não sair de casa, a categoria com a maior queda nas emissões foi o transporte. O que chamou mais atenção (de forma positiva) foi a redução no uso de petróleo, representando mais da metade do total geral.

As energias renováveis também merecem destaque. A eletricidade gerada a partir do sol e do vento atingiu um recorde de 20% do mix de fontes de energia globais pela primeira vez, e a venda de veículos elétricos bateu recorde.

Enquanto o mundo volta ao normal, a AIE está preocupada com o aumento de CO2. "Ressaltamos o risco de que as emissões de CO2 aumentem significativamente este ano", escreveu a AIE.


Os cientistas estimam que as emissões teriam de cair 10% ao ano para que os cientistas pudessem detectar a redução na concentração de CO2 na atmosfera, que tem aumentado a cada ano durante décadas.

bottom of page