Publicações EcoValor Consultoria em Sustentabilidade

Publicações

  • EcoValor

Abicalçados reconhece referências do setor calçadista nacional


14619416879405

A noite foi de festa para o setor calçadista nacional ontem, dia 28 de abril. A data marcou, além da entrega da 4ª edição do Prêmio Direções Abicalçados, a posse do Conselho Deliberativo da entidade para o triênio 2016/2019. O encontro, ocorrido no Espaço TAO, em Novo Hamburgo/RS, contou com a presença de lideranças políticas e empresariais do setor calçadista.Para o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, o Prêmio Direções cumpriu com o objetivo de reconhecer as referências positivas para o desenvolvimento setorial. “Neste momento de incertezas, o Prêmio, através da apresentação de casos positivos, auxilia de sobremaneira na retomada da autoestima do setor calçadista para driblar as dificuldades e traçar um futuro positivo para a atividade”, comenta.

Para o gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, o engajamento das empresas no Prêmio Direções demonstra que o setor está unido em prol da causa de gerar desenvolvimento, deixando a concorrência de lado e unindo esforços em nome do bem comum.

No total, o Prêmio Direções reconheceu nove cases de sucesso nas categorias de Gestão Industrial, Marketing, Design, Internacionalização e Sustentabilidade, além do jornalista com a melhor matéria setorial escrita ao longo de 2015.

Conselho Além da premiação, o evento contou ainda com a posse oficial do Conselho Deliberativo e Fiscal da Abicalçados para o próximo triênio. Encabeçado pelo seu presidente Rosnei da Silva, diretor-administrativo da Bibi, que assume o cargo de Paulo Schefer – presidente do Grupo Priority-, o Conselho Deliberativo será responsável pelas diretrizes que irão guiar a entidade nos próximos três anos, sempre com a premissa de união setorial.

Na oportunidade, Schefer foi homenageado pelos trabalhos prestados durante o período em que esteve à frente da entidade.

O Prêmio Direções é uma ação da Abicalçados que, em 2016, foi patrocinada pela Braspress, Caixa Econômica Federal, Couromoda e Francal Feiras.

Confira os vencedores:

Categoria Gestão Industrial Micro/pequeno porte: Dian Patris Case: Pensando no bem estar do colaborador Com investimento total de quase R$ 850 mil, a empresa realizou adequação nas normas do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) com vista a privar pelo patrimônio, bem como pela segurança dos colaboradores; implantou mudanças para enquadramento na NR 12; mudanças no estacionamento para melhora de acesso dos bombeiros em caso de incêndio e climatização total.

Médio/grande porte: Ramarim Case: Sistema de montagem de calçado pelo método String A empresa criou um novo sistema de montagem de calçados, introduzido no final do ano passado, que contribui de forma revolucionária para o ganho de tempo e redução dos custos de produção. Trata-se de uma alternativa de montagem integral do cabedal em apenas um movimento, reduzindo drasticamente o tempo de trabalho. A redução significativa de custos, além do conforto ergonômico que o equipamento oferece ao operador, e a qualidade proporcionada pela uniformidade na montagem, são as principais vantagens proporcionadas.

Categoria Marketing Micro/pequeno porte: Insecta Shoes Case: Green Friday Ao longo de toda a sexta-feira de Black Friday, em novembro do ano passado, ao invés de postar produtos em promoção, a empresa postou, nas suas redes sociais, cards com estatísticas sobre o impacto da moda no meio ambiente.

Médio/grande porte: Jorge Bischoff Case: #APAIXONADASJB: a construção de uma lovemark Com consolidação no ano de 2015, o projeto ‘#APAIXONADASJB: a construção de uma lovemark’ tomou forma a partir da percepção da empresa sobre o movimento natural do mercado que aponta para uma paixão cada vez mais intensa por parte do público consumidor da grife. A partir desta demanda, as estratégias e ações passaram a voltar-se cada vez mais em direção ao conceito de lovemark. A principal estratégia dessa ação consistiu em proporcionar às consumidoras participantes uma experiência completa de exuberância, reforçando sua relação apaixonada com a grife

Categoria Internacionalização Médio/grande porte: Arezzo Case: Schutz USA Após dois anos do início dos testes e de muito aprendizado na operação nos Estados Unidos – desde setembro de 2012, com a abertura da Flagship Store na Madison Avenue, em Nova Iorque -, o grupo Arezzo&Co decidiu se preparar mais profundamente para a entrada no mercado norte-americano.

Categoria Sustentabilidade Micro/pequeno porte: Pitanga By Brasil Case: Projeto Sandália Gladiadora – Eco Pitanga by Brasil A empresa produziu uma sandália com materiais ecologicamente sustentáveis.

Médio/grande porte: Usaflex Case: Pegada ecológica Usaflex Durante os anos de 2014 e 2015, a Usaflex, através do Comitê de Sustentabilidade, junto à Ecovalor, realizou o inventário das emissões dos GEE utilizando a ferramenta GHG Protocol, que traz uma metodologia internacionalmente reconhecida, medindo a emissão de CO2 na atmosfera. Dividido em três etapas (mensuração, redução e compensação), o projeto teve as ações planejadas durante o ano de 2014 e em 2015 teve iniciada a implementação das ações.

Categoria Design Micro/pequeno porte: Plugt Case: Co-brand Plugt e Fiat: Babuche Baby Uno A empresa buscou na parceria com a Fiat a consolidação da marca no mercado através de uma dinâmica de investimentos em parcerias relevantes e que concedessem credibilidade ao produto.

Médio/grande porte: Usaflex Case: Usaflex Care Diabetes A linha Usaflex Care Diabetes foi criada pela identificação de uma demanda crescente por parte dos diabéticos. Foram produtos calçados especiais, com solados resistentes, ausência ou a máxima redução de costuras, cabedais flexíveis, forrações internas confortáveis com características de manutenção de temperatura e absorção de umidade e palmilhas especiais para a absorção de impacto.

Categoria Jornalista Martin Behrend

Conselho Deliberativo Abicalçados Presidente: Rosnei da Silva

Conselheiros: Caetano Bianco Neto Cai Borges Ferreira Júnior César Silva Lioveral Bacher Marco Lourenço Müller Paulo Roberto Konrath Paulo Roberto Schefer Renato Klein Ricardo Wirth Sérgio Gracia Thiago Lima Borges Werner Arthur Muller Júnior

Conselho Fiscal – titulares Adão Oscar Wolff Ernani Reuter Paulo Vicente Bender

Conselho fiscal – suplentes Danilo Cristófoli Marco Antônio Coutinho Nilson Erineu Spohr

A Ecovalor Consultoria Ambiental parabeniza a Usaflex pelas premiações recebidas e orgulha-se da parceria que mantêm com a empresa.

Fonte: Abicalçados (http://goo.gl/qa9Mzl)

0 visualização0 comentário