Publicações EcoValor Consultoria em Sustentabilidade

Publicações

  • EcoValor

5 Ideias de negócio lucrativas e conectadas ao meio ambiente

Ter iniciativas que ajudam o meio ambiente é sempre positivo. Unir isso a uma ideia de negócio que te faça ganhar dinheiro, é ainda melhor.

Alguns empreendedores fazem essa união e criam os econegócios, ou seja, empresas que lucram e fazem bem para o meio ambiente, ao mesmo tempo.

Se você se interessou por esse tipo de negócio, veja abaixo cinco ideias que podem te inspirar a abrir seu próprio econegócio.

1 Insolar

Fundada pelos cariocas Henrique Drumond e Michel Baitelli, a Insolar é um negócio social que busca democratizar o acesso à energia solar no Brasil.

A startup instala painéis solares em estabelecimentos comerciais e o lucro é revertido para inciativas sociais.

O projeto piloto da Insolar foi instalar 10 painéis fotovoltaicos em uma creche da comunidade Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, em 2015.

2 Telite

A Telhas Telite começou sua história fazendo telhas de fibra de vidro. Com ajuda de investidores-anjo, a empresa deu um salto sustentável de 2014 para 2015.

Pensando em uma produção mais ecológica e que ajudasse o meio ambiente, a Telite mudou de estratégia e resolveu produzir telhas feitas de plástico reciclável. Com essa iniciativa, a empresa tira 1,5 mil toneladas de plástico natureza, por ano.

Fundada por Leonardo Retto e seu pai, Claudio, a empresa faturou R$ 12 milhões com a venda das telhas de plástico no último ano.

3 Boomera

Criada por Guilherme Brammer, a empresa é e specializada em processos inovadores de reciclagem. A Boomera consegue reaproveitar produtos como fraldas e cápsulas de café usados. Ela transforma esses resíduos em resina plástica e faturou R$ 6,5 milhões no ano passado.

4 Karün

A Karün é uma marca de óculos que usa redes de pesca recicladas na fabricação dos produtos. Ela foi criada pelo chileno Thomas Kimber, em 2012.

Ele viu que o mercado da moda desperdiçava muita matéria-prima, prejudicando o meio ambiente, e quis mostrar que era possível ser diferente. Hoje com o lucro da venda dos óculos ele ainda ajuda comunidades da região da Patagônia.

5 Bloomerent

Criada por Danit Zamir e Julia Capalino, a Bloomerent tem sede em Nova York. O que motivou sua criação foi a pergunta: “E se fosse possível usar o mesmo arranjo de flores para dois casamentos diferentes?”

Danit se encontrou com casais e também com donos de floriculturas, para avaliar a viabilidade do negócio. A reação foi positiva então, em 2014, o site foi para o ar.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios (goo.gl/BXZB4j)

5 visualizações0 comentário