Publicações EcoValor Consultoria em Sustentabilidade

Publicações

  • EcoValor

2015 registrou melhora na qualidade do ar no Estado

O monitoramento da qualidade do ar realizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) mostra que em 2015 houve uma melhora em praticamente todas as estações de monitoramento em relação ao ano anterior.

Conforme relatório elaborado pela equipe técnica da Rede Estadual de Monitoramento Automático do Programa Ar do Sul, três motivos contribuíram para a melhoria.

As condições climáticas de 2015 foram favoráveis à dispersão dos poluentes. O ano foi quente e úmido, a temperatura média mensal do ar esteve acima da normal climatológica em quase todos os meses e a umidade relativa esteve mais alta quase todo ano.

Outro fator que contribuiu para a redução nas concentrações de poluentes atmosféricos está atrelado à queda da atividade industrial em função da desaceleração da economia, com a consequente diminuição das atividades.

E, por último, outro aspecto determinante foi a renovação da frota veicular. Em 2015, houve diminuição do número de carros mais antigos e a entrada em circulação de veículos novos que possuem sistema mais eficiente de controle de emissões.

O coordenador do Programa Ar do Sul Márcio D¿Avila Vargas explica que o relatório visa apresentar à sociedade os dados resultantes do monitoramento realizado pela Fepam nas sete estações de qualidade do ar em operação, sendo que duas estão instaladas em Canoas e uma em cada um dos seguintes municípios: Esteio, Gravataí, Charqueadas, Guaíba e Triunfo.

Fonte: FEPAM (goo.gl/4ojyix)

0 visualização0 comentário