Publicações EcoValor Consultoria em Sustentabilidade

Publicações

  • EcoValor

2013 e os Avanços na Sustentabilidade Empresarial

As empresas melhoram. O Brasil também.

É com esta frase que o 14º Guia Exame de Sustentabilidade inicia, apresentando anualmente, desde 2000, as empresas mais sustentáveis.

O mundo está mudando – felizmente. Hoje, a sustentabilidade está no centro das estratégias vencedoras, pelo menos no grupo que forma a elite empresarial brasileira. Essas boas práticas de gestão para a sustentabilidade e os seus resultados positivos têm influenciado empresas dos mais variados portes e seguimentos pelo País.

A influência das empresas referência em práticas sustentáveis ultrapassa o limite de suas próprias operações, estendendo-se aos fornecedores de serviços e à cadeia de suprimentos. Isso fica claro em temas como trabalho escravo e infantil. Ferramentas como cadastro de fornecedores e auditorias periódicas são cada vez mais comuns.

Um total de 84% das companhias presentes no Guia Exame de Sustentabilidade utilizam critérios sociais para selecionar fornecedores. Nesse caso, 05 em 10 empresas prevêem medidas disciplinares – e, se for o caso, legais – para a situação de não enquadramento do fornecedor nos critérios exigidos.

A Calçados Bibi, empresa cliente da Ecovalor, realiza anualmente o “Encontro com Fornecedores”, evento que premia seus melhores fornecedores em diversas categorias. Entre os aspectos que são avaliados na escolha das melhores empresas está, além da qualidade dos produtos e serviços, a gestão ambiental.

Quanto ao critério ambiental, as empresas que atuam no Brasil deixaram o amadorismo de lado. Os dados mostram que 09 entre 10 empresas que participaram da seleção do guia de sustentabilidade, possuem uma política corporativa de responsabilidade ambiental, implementando e operacionalizando um sistema de gestão.

Movido a puro pragmatismo, o Itaú Unibanco – maior banco privado do País – mobiliza milhares de funcionários para levar a sustentabilidade para o centro de sua estratégia, e foi escolhido como a empresa sustentável do ano. Veja as demais empresas mais sustentáveis de 2013, classificadas por setores da economia:

Agronegócio

Bunge

Bens de Capital

Tetra Pak

Bens de Consumo

Natura

Construção Civil

Even

Eletroeletrônicos

Whirlpool

Energia

Elektro

Farmacêutico

Eurofarma

Química

Braskem

Material de Construção

Duratex

Mineração

Votorantim Metais

Papel e Celulose

Fibria

Serviços de Saúde

Grupo Fleury

Siderurgia

Alcoa

Transporte

Ecofrotas

Varejo

Walmart

 “Quando as empresas começarem a entender que a sustentabilidade é uma oportunidade de crescer e melhorar seus custos, veremos um impacto significativo.” – Michael Porter, maior especialista em competitividade do mundo.

Faça parte da seleção da Revista Exame

As inscrições para a 15º edição do Guia Exame de Sustentabilidade iniciam em maio de 2014.  A Ecovalor assessora seus clientes durante o processo de seleção.

Mariana de Oliveira

Bióloga – Consultora da Ecovalor

1 visualização0 comentário